quarta-feira, 12 de abril de 2017

DACHSHUND ARLEQUIM

A pelagem arlequim tem um carater dominante portadora de uma doença letal chamada de fator merle. Esta doença se manifesta quando existe um cruzamento entre os dois cães arlequins (Mm x Mm). O arlequim sadio se manifesta em heterozigose (Mm) e por isso sempre devemos acasalar o arlequim com uma cor sólida, como o preto (mm), chocolate (mm) ou canela (mm). Se acasalado arlequim (Mm) com arlequim (Mm) poderá nascer grande parte da ninhada homozigota (MM) assim sendo todos com o fator merle podendo ser cegos, surdos, estéreos ou com alguma má formação nos órgãos. Não costuma-se acasalar arlequins com cães da cor canela e suas variações (dourado, vermelho e creme) pois nascem filhotes com manchas menos definidas e pouco destacadas. Mas existem criadores que fazem este tipo de acasalamento pois na verdade não é proibido. Também é bom lembrar que as cores recessivas não devem se misturar (canela e chocolate). Duas cores recessivas misturadas direta ou indiretamente podem produzir duplos recessivos (eebb). Estes tem o fenótipo canela porém eles portam olhos claros e trufa rosa ou marron. Estes cães tem predisposição a ter câncer de pele, dermatites crônicas e displasia folicular. É uma cor fora do padrão. A displasia folicular se manifesta também em outras cores de pelagens fora do padrão e (ou) diluídas como a cor cinza ou izabela. A displasia folicular não tem cura, é uma doença de origem genética e pode ser controlada com muito tratamento e acompanhamento veterinário. O padrão tem tudo haver com a saúde das raças, ele existe exatamente para dar um suporte ao criador, os orientando baseando-se nas características fenotípicas, e indiretamente nas genotípicas também. Se no padrão diz que não é correto isto ou aquilo procure se informar e verá que está relacionado com a função do cão ou diretamente com a saúde dos mesmos.

O arlequim é uma pelagem caracterizada pela presença de manchas escuras entre áreas completamente brancas (como na imagem ao lado). Para ter esta pelagem, o cão deve ter o gene para “merle”, e também o gene para a pelagem Arlequim.

Este gene, denominado “H” é dominante, isto significa que basta o animal herdar somente "H" do pai OU o da mãe, e já nascerá com a pelagem, contanto que estes animais também tenham o gene para ‘merle’ (M).
No entanto, assim como o gene ’M’ o gene ‘H’ também está relacionado com uma série de doenças que só se manifestam quando o mesmo ocorre em duplicata. Estas doenças são ainda mais sérias do que aquelas associadas somente ao gene merle, e incluem: surdez, cataratas congênitas, microoftalmia, cegueira, dermatite atópica, maior suscetibilidade a câncer de pele, esterilidade ou fertilidade reduzida, diversos outros tipos de defeitos congênitos
​​
Como a pelagem Arlequim é mais valorizada que as outras pelagens do Dogue Alemão, criadores tentam produzir ninhadas com mais animais Arlequim. Muitos criadores acreditam que a melhor maneira de atingir este objetivo é cruzando dois animais arlequim.

Veja como é a pelagem de um animal resultante de um cruzamento Arlequim x Arlequim. Este cão também é chamado popularmente de 'albino', devido à quantidade muito pequena de pigmentação em pelo, pele e olhos.

Este tipo de problema pode ser prevenido, apenas escolhendo o melhor cruzamento, de acordo com o tipo de pelagem: quando um animal Arlequim é cruzado com um animal de pelagem lisa (preto, mantado ou plaqueado), veja o que ocorre com a ninhada, caso a mesma também tenha 16 filhotes:
          8 entre 16 filhotes (50%) nascem saudáveis e Arlequim

        8 entre 16 filhotes (50%) nascem saudáveis e com outra pelagem (de acordo com pai ou mãe cruzado)

Veja o resultado esperado para o cruzamento de dois cães Arlequim, caso a fêmea estivesse prenhe de 16 fetos no início da gestação:
           entre 16 filhotes (ou 25%) não chegam a nascer, pois o aborto ocorre precocemente

           entre 16 filhotes (ou 18,8%) nascem com as doenças descritas acima, podendo ainda não chegarem ao fim da gestação, sendo também abortos

          entre 16 filhotes (31,2%)nascem saudáveis, porém com outras pelagens que não arlequim

         entre 16 filhotes (25%) nascem saudáveis e com pelagens arlequim!!!



18 comentários:

  1. Mande foto femea mini pelo liso sou de sao carlos est.sao paulo vou buscar

    ResponderExcluir
  2. Adquiri um machinho dessa raça esse mês ,estou extremanente apaixonada,com olhinhos azuis,super carinhoso, obediente ,estou muito feliz com o meu animalzinho 💓 ,assim puder vou adquirir fêmea p fazer Cia p ele .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde adquiriu?? Gostaria de um machicho

      Excluir
    2. Me chama no wastsap 64 999865734 tenho arlequins machos

      Excluir
    3. Tenho arlequins machos para venda, chama no wastsap 64 9 99865734

      Excluir
  3. Minha arlequim fêmea cruzou com arlequim macho do meu irmão, nasceram 8 filhotes, sendo 7 fêmeas e 1 macho: 4 nasceram com pelagem branca e manchas marrom escuro e claro, 2 nasceram pretos com manchas brancas e cinzas e outras 2 nasceram marrom com manchas escuras e claras.
    São filhotes de 2 arlequim, é possível que tenham uma vida saudável? Aparentemente são todos saudáveis.

    ResponderExcluir
  4. O meu é a coisa mais linda!!! Apaixonada pelo meu anjinho pintado com um olho verde e o outro azul...

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Oi eu tbm tenho um arlequim mas e normal ele gostar de comer figado de abacate com canela?

      Excluir
  6. Tenho femea arlequim pai arlequim mae salsichinha normal mais ela igual os da ultima foto olho azul

    ResponderExcluir
  7. Eu quero um desses, consigo?? Meu ctt.. 48 998388192

    ResponderExcluir
  8. Depois de ler todos esses comentários, realmente entendi que o ser humano não merece os animas. Muitos menos entendem a lei da vida, da qual eles fazem parte!!! quanta medíocridade... bem se viu que não tiveram respostas de quem fez a matéria. Bando de gente ignorantes!

    ResponderExcluir